Remastersys

remastersys é um programa que é software livre/código aberto (GPL) para distribuições de Linux que permite a qualquer um: 

  • Criar um Live CD/DVD personalizado do ubuntu e derivados.
  • Fazer um backup do sistema, incluindo os dados do utilizador para um Live CD/DVD instalável.


O programa foi inicialmente criado para ser possível criar facilmente um cópia de segurança ou uma cópia de um sistema ubuntu ou derivado que fosse possível distribuir. Inspiração para este programa veio do script mklivecd que a Mandriva usa e o script remasterme que existe no PCLinuxOS. Uma vez que esses scripts não eram facilmente transpostos para o ubuntu, o remastersys foi escrito do zero. 
É um programa muito útil e fácil para criar uma Live CD do ubuntu, uma vez estando o sistema instalado e configurado, com programas, actualizações, etc...

Mas, por algum motivo seu desenvolvedor o descontinuou!




"Tenho feito este trabalho por quase 7 anos, e depois de tantas besteiras e críticas que ouvi, decidi parar o desenvolvimento do Remastersys, por tanto ele deixará de estar disponível. Os tópicos do fórum do Remastersys continuaram ativos por algum tempo e depois serão tirados do ar completamente, não me vejo mais trabalhando em um projeto como este, agradeço a todas as pessoas que me apoiaram, e a todos que usam o meu programa, peço desculpas por ter que parar"

Então resolvi continua-lo por conta própria, com todas as suas características e varias melhorias incluindo o suporte a uefi.

Remastersys-gtk interface gráfica para o Remastersys.




Remastersys versão apenas para derivados do Ubuntu.





Remastersys para verções oficiais do Ubuntu.





Atenção as versões do remastersys para o `"Ubuntu-mate e Ubuntukylin" são compativeis apenas com a versão do "Ubuntu 15.04"



Como instalar o Remastersys no Ubuntu.


O primeiro passo é baixar a versão desejada para a pasta do usuário, depois de baixando, então o terminal e cole os seguintes comandos:
cd /home/seunomedeusuário
sudo dpkg -i *.deb
sudo apt-get install -f
Agora reinicie o seu sistema para poder utilizá-lo!

Para usar o remastersys procure no menu do seu gerenciador gráfico por:


Remastersys-gtk


Ou então abra o terminal e cole os seguintes comandos:

sudo remastersys



Atenção não use o remastersys para criar uma nova distribuição!

Pois essa não é a funcionalidade do programa, faça sua remasterização para uso pessoal.

Próxima
Esta é a página mais atual
Anterior
Próximo Post»
Obrigado pelo seu comentário